26 novembro 2011

Françoise Hardy: Um escritor alcança com sua paixão colegial ícone 1960

Tour de Françoise: Um escritor alcança com 1960 ícone de Françoise Hardy


Mick Jagger declarou "mulher ideal" Françoise Hardy dele, enquanto Bob Dylan dedicou um poema para ela. Quase cinco décadas depois de cair para o cantor francês como um adolescente apaixonado, Andrew John descobre que sua tão enigmático como sempre ...
Belle époque Françoise é: um retrato icónico da cantora em 1965
Belle époque Françoise é: um retrato icónico da cantora em 1965
Com ela um pouco andrógino girl-next-door aparência e voz francês sexy, ela era a fantasia
de colegial muitos britânicos na década de 1960 - eu incluído. Como eu poderia resistir Françoise Hardy, quando ouvi pela primeira vez as cepas sensual de 'Tous Les Garçons et Les Filles "drifting fora de uma loja de discos parisiense em uma viagem escolar para a França em 1964? A canção conta a história de uma adolescente que vagueia pelas ruas sozinho, enquanto ao seu redor os casais andam de mãos dadas no amor. Para um estudante apaixonado Inglês como eu, as letras realmente impressionado casa.
"Oui Mais moi, je vais seule par les rues, l'âme en peine / Oui Mais moi, je vais seule, car personne ne m'aime ... '(' Sim, mas eu, eu ir sozinho pelas ruas, a minha alma no tristeza / Sim, eu, eu vou sozinho, porque ninguém me ama ... ").
A canção, originalmente emitido como um B-side, foi um enorme sucesso na França e logo subir as paradas britânicas também. Eu estava bem e realmente viciado e correram para comprar o seu álbum. Eu segui a sua carreira desde então, embora não tão fanaticamente como alguns fãs, que foram coletados todos os recordes que ela já fez, incluindo as versões Alemão, Espanhol e Português.
Agora, cinco décadas depois, muito tempo casado e pai de duas filhas crescidas, estou aqui esperando nervosamente em Paris EMI HQ para cumprir uma ambição de longa data para atender a essa garota dos meus sonhos. Eu sei do álbum recente cobre que a Françoise Hardy da minha juventude mudou. Vestindo uma figura-abraçando cashmere cinza superior e fino calça preta, ela me cumprimenta - sua marca registrada longos cabelos escuros e franja pesada agora uma colheita chic branco. Ela ainda é muito bela, com maçãs do rosto salientes e olhos escuros, um pouco desconfiado. Idade tem tratado seus 67 anos com gentileza.
Ela pediu um intérprete para a entrevista, embora eu não sei por que como o seu Inglês é quase perfeita. Eu suspeito que o tradutor há mais como um cobertor de segurança, para proteger contra mal-entendidos ou gaffes linguagem. Françoise sempre foi conhecido por sua reticência e faz alusão a ele no início da nossa conversa.
Ela cresceu em Paris do pós-guerra uma criança ansiosa com uma situação familiar complexa. Seus pais eram separados ("era uma espécie de vergonha", ela diz-me). Sua mãe trabalhava longas horas para colocar comida na mesa e seu pai raramente visitados, embora ele insistiu que sua mãe pagar por Françoise de freqüentar a escola convento. Sua avó constantemente minadas do jeito que ela olhou. "Ela tinha me dito durante toda a minha infância que eu era feia e que eu era a pior criatura sobre a terra. Eu estava preocupado que eu nunca iria atender ninguém e que me tornaria uma freira ", ela lembra.
Francoise no Hipódromo de Londres teatro em 1968
com Salvador Dalí em 1968
A partir da esquerda: Francoise em Hipódromo de Londres teatro em 1968, com Salvador Dalí em 1968
com Jean-Marie Périer, 1963
com Bob Dylan, 1966
A partir da esquerda: com Jean-Marie Périer, de 1963, e Bob Dylan, 1966
Hoje, ela brinca dizendo que seus nervos famosos foram devido ao fato de que ela nasceu durante um aviso de ataque aéreo. Ela foi entregue na mesma clínica parisiense onde, alguns meses antes, um certo Jean-Philippe Smet (mais conhecido como o astro do rock Johnny Hallyday) tomou sua primeira respiração. Ambos se tornariam ícones franceses da década de 1960, mas de tipos muito diferentes. Ela foi a cool, porta menina tímida próxima, ele foi o roqueiro atrevido, o gaulês Elvis Presley.
Ironicamente, foi um presente de seu pai rebelde que ajudou a catapultar-la da obscuridade para a
sensação pop europeu. Em uma de suas poucas aparições na casa da família, ele trouxe uma guitarra de presente para a passagem de seu bacharelado. Françoise descobriu rapidamente que apenas aprendendo três ou quatro acordes que ela pudesse criar o tipo de músicas que tinha ouvido na Rádio Luxemburgo, dos gostos de Elvis Presley, Cliff Richard e Paul Anka. Logo, ela estava compondo suas próprias canções ao ritmo de uma por dia.
De 17 anos, ela respondeu um anúncio de jornal à procura de jovens cantores. Isso levou a um teste bem sucedido para a gravadora Vogue em 1961 e seu primeiro lançamento, 'Oh, oh Chéri', no ano seguinte.
Mas foi o outro lado, "Tous Les Garçons et Les Filles", que se tornou um hit em toda a Europa ao longo dos meses seguintes, vendendo cerca de dois milhões de cópias - mais que o lendário Edith Piaf alcançado
em 18 anos. Foi também uma das poucas canções de língua francesa nunca para fazer as paradas de singles do Reino Unido, embora a um humilde 36.
Françoise, no entanto, sempre teve uma relação de amor e ódio com a música ela é mais conhecido. "Eu sou grato por isso, mas também um pouco de saco cheio. É a minha canção mais famosa, e eu nunca tive tal um
grande sucesso desde então, mas não é o meu melhor canção -. longe disso '
Com modéstia característica, ela atribui seu sucesso à performance ao vivo que ela deu em uma TV francesa especial: apresentar o resultado de um referendo presidencial. O programa atraiu um grande público.
Havia outras qualidades, porém, que fez Françoise diferente do resto da chamada
meninas 'yé-yé' da pop francesa - os cantores sexy jovens cujos bouncy canções foram influenciados pelo rock 'n' rock americano. Não só Françoise escrever a maioria de suas canções próprias, mas ela tinha um olhar mais natural, folksy que seu glamouroso loira contemporâneos, tais como France Gall, Sylvie Vartan (que mais tarde se casou Hallyday) e Brigitte Bardot.
Em 1962, o sucesso do showbiz fotógrafo Jean-Marie Périer veio bater à porta de Françoise para tirar algumas fotos. Os dois logo se tornaram amantes. Mas Françoise estava desconfortável com a fama crescente. 'Eu não gostava do que acontece quando, de repente, você se torna muito famoso e você
tem que ser fotografado - Eu sempre odiei. Eu tive que sair de Paris o tempo todo e estar longe de
meu namorado e eu estava muito infeliz. Foi um trabalho. Coisas que eu tinha que fazer. A tarefa ".
Ao longo dos próximos quatro anos, Jean-Marie tornou-se uma rocha emocional para a ingênua garota ex-convento às voltas com as pressões do estrelato, ajudando-a a desenvolver um estilo mais sofisticado.
com Mick Jagger (1965)
com o marido Jacques Dutronc (1967)
Françoise de fãs (da esquerda) incluiu Mick Jagger (1965) e seu marido, Jacques Dutronc (1967)
Em 1964, já com vários álbuns de sucesso em seu currículo na França, ela atravessou o Canal de trabalhar com o produtor Charles Blackwell, que ajudou a embarcação hits para Tom Jones e Engelbert Humperdinck. Isto conduziu a seu maior hit Inglês, a auto-escreveu 'All Over the World', que ficou nas paradas britânicas por 15 semanas em 1965 e tornou-se uma escolha regular em Favoritos do Programa Luz BBC Two-Way Família.
Suas visitas regulares a Londres chegou no auge dos anos 60 balançando e ela esfregou os ombros com algumas de suas maiores estrelas, incluindo os Beatles, The Animals e Rolling Stones.
"A partir do momento fui para a Inglaterra, eu tinha mais confiança", diz ela. "Na França, a imagem que eu tinha era de uma menina tímida - uma pobre menina solitária e não muito bonito. Quando fui para a Inglaterra, eu tinha outra imagem. Senti os jornalistas foram muito mais interessado em minha aparência do que em minhas canções. "
Quando convidado para jantar com Paul McCartney e George Harrison, ela encontrou-se particularmente atraído para George, cujo mais silenciosos, mais reflexivo personalidade chimed com ela própria. Mas de todas as estrelas que ela conheceu em Londres, era Mick Jagger que fez a maior impressão.
"Eu era como um tímido fã, você sabe. Eu conheci ele na rua e ele sorriu para mim e eu pensei que nunca iria se recuperar. Ele era como um anjo - um anjo negro ", ela lembra. "Ele não sabe disso, mas ele foi o primeiro que me deu um pouco mais de confiança em mim mesmo porque em uma entrevista para uma revista francesa para as meninas, ele disse que eu era sua mulher ideal."
Os dois foram fotografados juntos e saímos para jantar. Mas como ambos estavam em relacionamentos no momento, nada aconteceu. "Acho que eu estava muito limpo para o Mick Jagger", ela disse a um jornal em 2005. 'Eu não sabia nada sobre as drogas, por exemplo, e não teria sido tentado por eles. "
Em meados dos anos 60, Françoise se tinha tornado mais do que apenas uma cantora de sucesso. Ela também foi um ícone de estilo no Reino Unido e França, tendo sido retomada pela moda casas Yves St Laurent e Paco Rabanne e enfeitando as capas de revistas como Elle e Paris Match. Mesmo que vestida em suas roupas de esqui de prata, minis e papiro cor de vestidos egípcia, sua marca registrada longos cabelos escuros e franja de baixa permaneceu o mesmo.
Françoise com VOCÊ escritor John Andrew
Françoise com VOCÊ escritor John Andrew
Logo, sua fama se espalhou para o grande ecrã com papéis em filmes menores no que há de New Pussycat? (1965) ao lado de Peter Sellers e Grand Prix (1966) com James Garner e Yves Montand. Enquanto ela estava filmando o último em Mônaco, soube que Bob Dylan estava a dar um concerto em Paris, e perguntou se poderia fazer uma pausa de gravação para vê-lo. Ela adorava as canções de Dylan e ele admirava muito, dedicando um poema para ela em um de seus primeiros álbuns. Mas ela não tinha conhecimento do bem quão longe sua admiração foi até a noite do concerto. Ela lembra que ele estava em má forma, cantando e tocando fora do tom. O intervalo passou interminavelmente ea multidão começou a assobiar.
"Então, de repente, alguém veio até mim e disse que Dylan não voltaria ao palco, a menos que
eu fui ao seu camarim para dizer Olá. Então eu fiz. Foi estranho ", ela recorda. "Eu não falam Inglês muito bem e ele não podia falar muito francês. Fiquei chocado pela forma como ele olhou. Ele parecia muito doente. Eu tenho uma tendência a ver as coisas em preto, então eu disse para mim mesmo: "Ele não vai viver muito tempo!" '
Os dois se encontraram novamente mais tarde naquela noite, quando Dylan convidou uma série de músicos franceses ao seu hotel. Ele tomou Françoise para o seu quarto, onde ele tratou-a para um desempenho pessoal de duas canções clássicas ainda a ser lançado: "Just Like a Woman 'e' I Want You".
Por esta altura, a vida pessoal de Françoise estava tomando um novo rumo. Seu relacionamento de quatro anos com Jean-Marie tinha o seu curso, eo novo homem na vida dela era cantor Jacques Dutronc (que viria a se tornar um ator de filme de sucesso). Eles se conheceram anos antes de Registros Vogue, onde Jacques foi diretor artístico. Ele também escreveu várias de suas canções de sucesso precoce. Em 1973 tiveram seu único filho, Thomas, e finalmente se casaram em 1981.
Apesar de uma vez prometendo que ela iria parar de cantar antes que ela atingisse a idade de 50, Françoise tem continuado a fazer álbuns, muitos elogios da crítica. Eles têm uma profundidade e sofisticação muito diferente de seus hits iniciais, mas ainda com a faixa melancólica que percorrem grande parte da sua música.
Ao longo dos anos uma série de músicos famosos ter batido um caminho para sua porta, incluindo Damon Blur Albarn, que incluiu o seu em uma versão 1995 de "To The End 'de Parklife da banda de álbuns.
Houve algumas colaborações improvável também, incluindo um com bad boy do rock Iggy Pop, que canta com ela em uma versão do velho padrão "Vou Be Seeing You", e com o falecido Malcolm McLaren, que foi menos bem sucedido: "Ele era gente muito arrogante e tratadas como objetos", , lembra ela.
Além da música, outra paixão Françoise é grande é astrologia e na década de 1970 ela começou um estudo sério sobre o assunto, tornando-se um expert em cartas do nascimento astrológico. Ela escreveu dois livros e já recebeu shows de rádio sobre o assunto.
Embora ainda casada, Françoise e Jacques escolher viver para além de grande parte do tempo
- ela em seu apartamento em Paris e ele em sua casa na Córsega, onde passam grande parte do verão juntos. Seu filho Thomas, agora em seu 30s atrasado, é também um músico bem sucedido. Estes dias ela fanbase é composto de todas as idades e nacionalidades também; sua página do Facebook mostra 41 mil fãs. Chamá-la de um ícone, no entanto, e ela estremece. "A palavra" ícone "- que é usado às vezes sobre mim. Eu não reconhecê-lo. É como se você estivesse falando de outra pessoa. "
Como ela se dirige a casa dos 70 anos, Françoise não mostra sinais de desistir da gravação. Ela recentemente assinou um contrato com a EMI para fazer dois novos álbuns, o primeiro dos quais está agendado para lançamento no próximo ano.
Antes de dizer que a nossa au revoirs Françoise revela uma de suas paixões favoritas, uma que reforça a visão de que ela continua a mesma garota tímida fundamentalmente cuja vulnerabilidade me atraiu em volta nos anos 60. "Sinto-me feliz e seguro quando eu estou na minha cama com um bom livro ... eu esqueço tudo o que é terrível em nosso mundo."


http://www.dailymail.co.uk/home/you/article-2064847/Fran-oise-Hardy-A-writer-catches-1960s-icon-schoolboy-crush.html


* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***

Nenhum comentário:

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...