26 novembro 2011

Guernica, de Picasso, completa 30 anos na Espanha

"Guernica", de Picasso, completa 30 anos na Espanha

Pintado em Paris, quadro sobre a Guerra Civil espanhola está exposto no museu Reina Sofía, de Madri


"Guernica", de Picasso, completa 30 anos na Espanha Ver Descrição/Ver Descrição
Tela em preto e branco denuncia o bombardeio da cidade basca de GuernicaFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

O prestigiado museu de arte contemporânea Reina Sofía de Madri comemora nesta semana o 30º aniversário da chegada à Espanha, após quase meio século no exílio, deGuernica, o famoso quadro que Pablo Ruiz Picasso pintou em Paris durante a guerra civil espanhola.

Convertida em símbolo universal da crueldade da guerra, a tela em preto e branco de Picasso não pisou em solo espanhol até 1981, forçada ao exílio durante a longa ditadura do general Francisco Franco (1939-1975).

Guernica tem um importante significado, "não apenas do ponto de vista artístico, no qual o seu valor universal é indiscutível, mas também por seu valor simbólico contra a guerra e toda a violência", explica Rosario Peiró, chefe de coleções do Reina Sofía.

Pintado por Picasso em Paris em 1937 por encomenda do governo republicano espanhol, o quadro denuncia o bombardeio da cidade basca de Guernica pela aviação nazista de Adolf Hitler, aliado de Franco.

– Do ponto de vista especificamente espanhol, é um documento do que aconteceu na Espanha naquela época, e sua chegada significou um novo começo de uma nova aventura democrática – explica Peiró, responsável pelo museu que acolhe a obra desde 1992.

Durante os anos da guerra civil espanhola (1936-1939), Guernica viajou incessantemente por Europa e Estados Unidos para recolher fundos com o objetivo de ajudar na luta contra o franquismo, antes de ser confiado ao Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), no fim dos anos 1950. Três anos antes de sua morte, em 1973, Picasso escreveu ao MoMA pedindo que o Guernica só fosse devolvido quando as liberdades públicas na Espanha voltassem. Pouco depois da morte de Franco, em 1975, os parlamentares espanhóis realizaram os procedimentos para reivindicar sua devolução. Em 10 de setembro de 1981, protegido por um espesso vidro blindado, o Guernica fez sua chegada triunfal a Madri.

O famoso quadro também é protagonista há anos de uma guerra entre o museu de arte contemporânea Reina Sofía e o prestigiado Museu do Prado, além de uma batalha com alguns líderes políticos do País Basco, onde encontra-se a cidade de Guernica, que também o reivindicam.

AFP

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2011/11/guernica-de-picasso-completa-30-anos-na-espanha-3575628.html


* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***


Nenhum comentário:

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...