08 janeiro 2012

Visual marcante de Amy Winehouse e Liz Taylor promete fazer ainda muito sucesso

Em 2011, o mundo perdeu duas mulheres que foram ícones de estilo


Visual marcante de Amy Winehouse e Liz Taylor promete fazer ainda muito sucesso Divulgação/

Looks de Amy e Liz são muito copiadosFoto: Divulgação
A marca maior do seu estilo é o delineador exagerado. Depois, tatuagens pelo corpo inteiro, o cabelo preso num meio-rabo supervolumoso, um piercing sobre os lábios, brincos de argolas imensas pendurados nas orelhas. Provavelmente a essa altura os fãs já identificaram a personagem em questão, tamanha a força do seu visual — quase tanto quanto sua música. Em 2011, o mundo perdeu duas divas importantes não só pelo talento no cinema e na música, mas pela contribuição que deixaram à moda: primeiroElizabeth Taylor, em março, e depois Amy Winehouse, em julho.
Muitas décadas e referências compunham o visual forte, quase caricato e exaustivamente copiado da cantora britânica. As roupas — jeans skinny, vestidos e saias com cintura bem marcada, decotes generosos e peças com cara de saídas de um brechó — tinham um quê de anos 1940 e 1950, com inspiração principalmente nas pin-ups, que ganharam fama por esses tempos.
Na maquiagem, a referência cinquentinha também tinha lugar: no delineador gatinho, que começava no canto interno dos olhos e terminava na ponta oposta da sobrancelha. Já o cabelo, alto e armado, geralmente arrematado com presilhas, laços ou flores, parecia feito pelo mesmo cabeleireiro das Ronettes, grupo musical de Nova York formado por mulheres com penteados nada discretos e que fizeram sucesso pelos anos 1960. Para os lábios, o escolhido geralmente era o vermelho.
Mas se Amy foi o rosto dos últimos anos, Elizabeth Taylor atravessou décadas. Nos anos 1950, desfilava vestidos com cintura marcada e cabelos pretos, numa época em que as divas do cinema eram, em sua maioria, platinadas. Na década seguinte, aderiu à minissaia. Pelos idos de 1970, adotou o visual hippie e, nos 1980, era vista por aí com boás coloridos. Mas foi o visual da época em que estrelou Cleópatra, em 1964, que fez dela um eterno ícone de beleza. Fora do set, usava os olhos marcados e as sobrancelhas escuras, definidas.
Vez ou outra, o batom vermelho incrementava a produção. Mas sua maior contribuição para a moda foi, provavelmente, diante das câmeras. A maquiagem geométrica usada por Cleópatra no longa foi a grande responsável por popularizar o delineador, que muitos anos mais tarde viraria queridinho de Amy Winehouse.
Amy e Liz se foram, mas seu legado continua inspirando looks em tapetes vermelhos e entre meninas comuns. Basta digitar qualquer um dos dois nomes em um site de pesquisa para pipocarem tutoriais de maquiagem inspirados nas divas. Atualmente, quem segue levando a onda dos anos 1940 e 1950 na maquiagem adiante é a dançarina burlesca Dita Von Teese e a cantora teen Taylor Swift, adeptas do bocão vermelho e do delineador puxadinho. O clássico virou queridinho.
Copie o lookHá esperanças para quem ainda não conseguiu dominar a manha do delineador reto e puxadinho. Segundo o maquiador Max Araújo, o truque é seguir a linha natural do canto externo dos olhos quando eles estão fechados e desenhar o traço em direção à ponta da sobrancelha. Se borrar, nada de pânico ou de tirar toda a maquiagem e começar de novo: é só molhar um cotonete com um pouco de base ou de demaquilante e corrigir o borrão.

3 comentários:

Maria Flicka disse...

ADORO a Amy Winehouse......adoro mesmo, uma voz suberba, extraordinária, e músicas lindas!!! Pena o que lhe aconteceu :(

beijinho grande querida :)

AndreiaSalim disse...

Aos meu leitores:

Em breve, estarei visitando. Um grande beijo a todos!!!:) Com carinho, DeiaFSalim!;):)

***

To my readers:

Soon I will be visiting. A big kiss to all !!!:) With love, DeiaFSalim !;):)

Unknown disse...

beautiful post dear, i like so much Amy.. love her voice!!
Follow you ever like pleasure!
Valentina

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...