17 março 2012

Prancheta para Desenho - Faça Você Mesmo.

 ¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •。* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° 。* °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ 

Prancheta para Desenho - Faça Você Mesmo.


Autor: Betto Coutinho

。/*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°


 

Encontrei na net e resolvi compartilha-lo com os meus leitores, já que, neste momento estou à procura de uma mesa para desenho. E, meu tio esta com vontade de fazer uma para mim. O material técnico é bem caro, então, essa com certeza é uma boa ideia!



Não foi eu quem fez esta prancheta. Estou fazendo o curso Técnico de Design de Interiores e, necessito desta prancheta. Meu tio gostaria de fazer, então procurei um tutorial na net e encontrei no blog do amigo Betto Coutinho , o mérito é todo dele.
A única coisa que já fiz foi uma casa de bonecas, que já postei aqui no blog .

Quem quiser fazer a sua prancheta poderá baixar o desenho esquemático dela no fim do tópico com todas as medidas prontas , está em formato PDF. 

Material:

_ 3 tábuas de Pinus de 3m x 10cm x 2cm cada ( mas você pode usar qualquer madeira que seja resistente e boa de trabalhar, a escolha é sua )
_12 parafusos de 2 pol. com tampinhas para acabamento (as tampinhas são opcionais)
_ 4 parafusos sextavados 5/16 de 4cm + 8 porcas
_ 2 parafusos sextavados 5/16 de 8cm + 2 porcas
_ 16 arruelas 5/16
_ 8 parafusos pequenos de 3/4
_1 perfil (cantoneira) de alumínio de 1,40m com 5cm x 3cm ( ou aproximado ) que será cortado em duas partes de 70 cm cada
_1 pedaço retangular de compensado ou mdf, de1m x 80cm
_1 par de dobradiças de metal (tipo aqueles de janela de alumínio) ou, na falta delas, um pedaço fino de corrente de 1m + 4 parafusos-ganchos pequenos

Custo final estimado : em torno de R$40,00 mais ou menos ( se eu tivesse que comprar o tampo já na medida exata o custo subiria para uns R$65,00 - ainda assim um bom negócio, este valor se aplica à data desta postagem, claro. E se vc's mandarem um marceneiro cortar as peças daí o custo pode subir para uns 80 ou 90 reais, ainda assim melhor que pagar quase 300,00!!!!)

Para a confecção da prancheta usei o que eu já dispunha em casa, no  meu pequeno arsenal de ferramentas :  
Makita, serra tico-tico, furadeira, lixa pra madeira nº80 e 100, trena, nível, chaves de fenda etc etc

Claro que você pode encomendar a um marceneiro que pelo menos corte todas as peças previamente para que você mesmo monte o resto em casa, e só para cortar não sairá caro.


ATENÇÃO!!!

Se você possuir as ferramentas citadas acima, ótimo, lembrando que TODO CUIDADO É POUCO ao lidar com essas ferramentas e QUALQUER DESCUIDO pode resultar em AMPUTAÇÕES OU MUTILAÇÕES PERMANENTES. Portanto, se não souber usar --- NÃO USE!!!!!!!
Contrate um profissional para fazer!!!



Inicialmente cortei a primeira tábua em dois pedaços de 1,20m cada, em seguida cortei a segunda tábua em 2 partes de 90 cm cada.
Em seguida, como cada tábua tem 10cm de largura, tive que cortar cada parte de um canto a outro deixando com 8 cm cada, e lixei-as logo em seguida.




Com o auxílio do compasso, tracei um semi-círculo em uma das extremidades de cada parte, deixando-as com esse aspecto de palitos de picolé. Usei  a tico-tico pra isso. 

Cortei a terceira tábua em 3 partes de 70cm, 70cm e 66cm respectivamente, para fazer as partes que iriam unir as 'pernas' da prancheta.
Uma dica quanto aos parafusos - depois de furar as tábuas nos lugares correspondentes, passe a rosca de cada parafuso em sabão ou sabonete, isso facilitará a colocação deles.








Depois de cada parte devidamente parafusada, montei a parte traseira com os parafusos 5/16 de 8cm, colocando uma arruela entre as madeiras para facilitar o movimento do conjunto.




O cavalete fechado deve ter esse aspecto - fechar e abrir sem dificuldade alguma!!
Notem que as partes que unem cada perna não ficaram todas na mesma posição - a da frente (70cm) ficou rente às pernas dianteiras, a de trás ( 70cm) ficou passando 2cm em cada lado e a de cima (66cm) ficou mais para dentro, na parte interna das pernas dianteiras.


Tracei linhas em diagonal, nas pernas, para poder deixar a prancheta apoiada no chão para quando ela estivesse montada. Deitei o cavalete no chão, parafusado e apertado para poder riscar a medida certa.



Uma parte cabulosa foi fazer os dois 'braços' que regulam o tampo da mesa - para isso cortei dois pedaços de 50cm x 5cm cada, dos pedaços de madeira que sobraram dos cortes anteriores.
Furei cada extremidade para deixar o espaço para a serra tico-tico entrar - o corte interno deve ter 8 milímetros - este corte permitirá a regulagem do conjunto quando finalmente montado. Como a tico-tico trepida muito, é necessário cortar bem devagar para não estragar a peça.





Usei o primeiro pedaço como gabarito para traçar o segundo em outra parte separada, refazendo todo o processo de medição, corte e lixamento.




Uma prévia da mesa quase terminada e logo abaixo, o detalhe do parafuso que prende  o conjunto todo





Usei uma corrente fina que estava guardada há um tempo no meio das minhas tralhas, notem a disposição do parafuso-gancho na parte inferior, ele deverá ficar esticado quando montado. O ideal seria usar dobradiças, como as que tem em janelas de alumínio, mas não encontrei para comprar no bairro onde moro.


Uma pequena prévia da futura prancheta - o modo como montei o perfil está ERRADO, na imagem abaixo está o modo correto de montar o perfil e a correta posição da CORRENTE.

MODO CORRETO para  montagem do perfil no regulador


Posição correta de montagem da corrente, para que não interfira no fechamento do cavalete
 A parte mais trabalhosa foi conseguir a posição correta de colocação do perfil de alumínio, pois medi errado da primeira vez e o cavalete travava em determinado ponto quando eu o abaixava para fechar. A solução foi montar os perfis um pouco mais altos para dar mobilidade ao cavalete e ele ficasse funcional - para abrir e fechar com tranquilidade, ou o melhor que pudesse ficar. E também a parte do regulador de altura tem que estar na posição correta, que é fora do perfil, como poderão notar na imagem acima!!




 Ao montar os perfis , certifique-se que eles estejam na posição correta com o auxílio donível - só depois marque a posição correta dos furos.
Para a colocação do tampo, será necessário que tudo esteja em seu devido lugar, aparafusado e apertado - vire o cavalete de ponta cabeça em cima do tampo e coloque os parafusinhos de 3/4 nos seus devidos lugares. Dê preferência aos mais grossos na hora da compra.
Com o cavalete virado , meça o lugar correto onde os perfis serão parafusados para que todo o conjunto fique centralizado.
Durante o tutorial você pode ter se perguntado: "_Mas para quê tanta arruela, Betto?"
Em alguns pontos, durante a montagem, você precisará espaçar algumas distâncias entre os componentes do cavalete, e talvez uma única arruela não seja suficiente, se fizer de um lado invariavelmente terá que fazer do outro e daí o espaço é quem vai ''dizer'' se serão uma , duas ou três arruelas, entenderam?




Cavalete montado e pronto para o uso!
Como ele é um pouco alto ( 103cm de altura - essa medida eu peguei do site da própria Trident ) fica ao seu cargo comprar agora o banco de medida certa para desenhar. Ou aquelas cadeiras com rodas que são usadas em escritórios, mas talvez vocês tenham que cortar um pouco o cavalete embaixo, para dar a altura certa.

Quando o cavalete estiver pronto, compre um pedaço de napa branca de 1,20 m X  1m, um pacote de tachinhas e encape sua prancheta - isso dará um ar mais profissional à sua obra.

Vocês também podem modificar o projeto, melhorando-o. O que vale é a criatividade.


Download - (o arquivo do projeto está compactado - não tem descompactador? Baixe-o AQUI )






* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

 ¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •。* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° 。* °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ 。/*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰。˚ ˚ღ。* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°

3 comentários:

Betto Coutinho disse...

Pode deixar sim, Deia, foi pra isso mesmo que eu coloquei o tutorial da prancheta. Ficou ótimo.
Só queria te pedir que fizesse uma pequena alteração colocando o "autor da postagem" e o link da mesma no começo do seu post, só pra constar a fonte.
Vai dar certo sim, vc vai ver, a minha está firme, forte e operante rsrsrs
Abração e sucesso no curso!

AS Style & Design disse...

Oh my God!!!Did you really make that table???? You are an artist!!!!

AndreiaSalim disse...

Betto Coutinho:
--> Fiz as alterações, espero que esteja ok.

Obrigada!!!:)


***


AS Style & Design:
It was not me who made ​​this board. I'm taking a course in Interior Design Technical and need this board. My uncle would like to do, so I tried a tutorial on the net and found the blog of friend Betto Coutinho (http://pontodifusor.blogspot.com.br/2011/04/prancheta-para-desenho-construa-sua.html) the merit is all his.
The only thing I ever did was a dollhouse, which I posted here on the blog (http://deiafsalim.blogspot.com.br/2011/10/minha-casa-de-bonecas.html).
***
No fui yo quien hizo este foro. Estoy tomando un curso de Técnico en Diseño de Interiores y la necesidad de este foro. Mi tío le gustaría hacer, así que traté de ver un tutorial sobre la red y encontré el blog de ​​un amigo de Betto Coutinho (http://pontodifusor.blogspot.com.br/2011/04/prancheta-para-desenho-construa-sua.html) el mérito es todo suyo.
Lo único que hice fue una casa de muñecas, que he publicado aquí en el blog (http://deiafsalim.blogspot.com.br/2011/10/minha-casa-de-bonecas.html).





Quero agradecer por SEUS COMENTÁRIOS, Doces, Alegres ... Adoro todos vocês, meus leitores! Vocês fazem meu dia mais feliz :)♥ *** I want to thank you for YOUR COMMENTS, Candy, Gay ... I love all of you, my readers! You make my day happier :) ♥

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...