24 maio 2012

Cimento tecnológico: a evolução do material e do tipo de aplicação


Placas cimentícias ou produto aplicado como se fosse uma massa corrida são curingas tanto para áreas externas quanto internas


Cimento tecnológico: a evolução do material e do tipo de aplicação Genaro Joner/Agencia RBS

Ao lado do balcão da cozinha americana, o conjunto de mesa com quatro cadeiras de madeira vergada completa o livingFoto: Genaro Joner / Agencia RBS
Partindo da exigência da moradora de usar um único tipo de piso alternativo ao porcelanato em todo o apartamento, a opção escolhida para esta cobertura de uma jovem advogada, no bairro Floresta, em Porto Alegre, foi o tecnocimento, uma evolução do antigo cimento queimado. A proposta do escritório Maria Christina Rinaldi Arquitetos para modernizar o imóvel usado para receber a nova proprietária substitui o preexistente piso laminado escuro da área interna.
Para aplicar o produto, a obra começou pela regularização do contrapiso, com o objetivo de diminuir suas imperfeições.
– Revitalizar a base é fundamental para garantir uma melhor cobertura do revestimento – que tem apenas 2mm de espessura – ressalta a arquiteta responsável pelo projeto de interiores, Mariana Meira.
Entre as vantagens desse piso está a ausência de juntas, pois é aplicado como massa corrida. Embora tenha secagem rápida, a circulação é liberada apenas dois dias após a finalização, em decorrência do sistema de multicamadas. Nesta obra, a última camada, de resina de acabamento acetinada, foi aplicada após a secagem dos 65 metros quadrados revitalizados: hall (foto abaixo), cozinha, lavanderia, estar e jantar, dormitórios e banheiros. Apenas o box do banheiro não pôde receber tecnocimento, por não ser adequado a áreas molhadas.
 
Foto: Genaro Joner/ Agencia RBS (clique sobre a imagem para ampliá-la)
Para compor com o tom do piso e gerar leveza visual, os rodapés e as aberturas em madeira foram eliminadas do living, e a porta da rua, pintada de branco. Para aquecer, um tapete listrado de lã colore e forma a base do espaço retangular, entre o sofá e a estante.
Para limpar o piso de cimento tecnológico, basta vassoura e pano úmido. Mesmo para retirar os pelos da cadela fox terrier, que também habita o apartamento.
SAIBA MAIS SOBRE ESTE TIPO DE PISO– Tecnocimento tem maior aderência e resistência do que o cimento queimado, pois é uma massa feita à base de limestone, mármore, quartzo e fibras sintéticas (plástico). Como não dilata ou se contrai, não trinca se for aplicado sobre uma base firme e bem aderida.
– Para evitar a quebradeira de uma reforma e economizar tempo, pode ser aplicado sobre pisos de granito e mármore, cerâmico e porcelanato, desde que as peças estejam bem fixadas. Não é recomendado sobre pisos de madeira.
– O produto não exige revitalização, só manutenção com cera.
– É uma opção clean e versátil em 16 cores.
–Como vem em kits, o uso é recomendado para ambientes a partir de 20 metros quadrados para evitar desperdício. Uma opção seria a de usar também em bancadas e paredes internas. Fontes: NS Brazil e Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau
Do jardim para a cozinha 
Outra opção de piso com aparência de cimento moderno existente no mercado é o fabricado em placas de revestimento (foto abaixo). Com espessura de 1mm a 2,5mm, esse material precisa de rejunte feito com argamassa que, se for de secagem rápida, o piso pode ser liberado para a circulação em menos de três dias. Isso após a instalação, que dura o mesmo tempo de um porcelanato.
 
Entre as vantagens desta renovação do piso cimentício está a praticidade, pois não exige preparo da massa a ser aplicada, e a simplificação do manuseio, já que cada peça pode chegar a pesar a metade dos 50kg de produtos similares.
ZERO HORA



* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ ./*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°

Casa e Cia


O in e out na decoração

Conheça os ítens que estão na moda para a casa e também os que já estão ultrapassados.
por Fabiana Franzolin

Decoração, assim como moda, está ligada a tendências. Muitas coisas que já fizeram sucesso dentro de uma casa hoje são consideradas totalmente ultrapassadas. Você se lembra de como era considerado luxuoso ter todos os móveis de madeira maciça e cortinas cheias de drapeado? Pois é, hoje em dia, se você quiser ter uma casa que chame a atenção pelo bom gosto tem que ficar bem longe dessas opções. 
 
A diretora nacional da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), Fabianne Brandalise, explica que essas mudanças são baseadas em vários contextos, inclusive externos. “Observamos as tendências na decoração, através das texturas, cores, materiais, acabamentos e formas utilizadas em mobiliários e objetos, apresentados em feiras nacionais e internacionais, como a de Milão. Outro parâmetro é a moda (vestuário). Pode ter certeza que se a moda apresenta estampas de pele de animais, por exemplo, também as encontraremos na decoração”, diz. 
 
Para você mergulhar de vez no que está em alta e se livrar do passado, Fabianne listou o que está “in” e o que é considerado “out” (fora de moda) na decoração. Confira!

 
In
decoracao-in.jpg
- Madeira de demolição;
- Materiais sustentáveis, como lâmpadas de LED, visando economia de energia;
- Couro sintético ou natural, inclusive com acabamento metalizado;
- Formas orgânicas para mesas com diferentes níveis;
- Tramados, botonados e matelassados para revestimentos de estofados;
- Papel, painéis e adesivos para revestir paredes.

 
Out
decoracao-out.jpg
- Móveis em mogno, marfim natural e lavado (esbranquiçado);
- Pintura especial nas paredes internas, com diferentes texturas, como espatulado, grafiato e outros;
- Carpete revestindo a casa inteira;
- Cortinas com bandô drapeado;
- Mesas de som, que foram sensação nos anos 80;
- Bar no living, com banquetas altas.
 


* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ ./*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top