29 julho 2013

Através da forma: Quando um comportamento leva a um produto

Cobogós (elementos vazados, são uma invenção pernambucana. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de sues inventores, os engenheiros Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio Góis.  
Feito inicialmente de cimento, ganhou novas formas e cores,  e pode ser feito em outros matérias. Releitura dos muxarabis,  herança da cultura árabe, depois usados para dar discrição às damas nos tempos do Brasil Colônia, foram muito usados na arquitetura dos  anos 1920 para fechamento de áreas menos nobres, como as de serviço,  aproveitando as altas temperaturas do Nordeste. Por isso caíram no esquecimento. Seu uso ganhou peso por meio do arquiteto Luiz Nunes,  que trabalhou em parceria com o Oscar Niemeyer, um dos grandes propagadores. E volta agora, quando a arquitetura brasileira ganha novo espaço e se reinventa). Citaria o projeto do arquiteto Márcio Kogan, foi um visionário, quando criou a Casa Cobogó em 2012. Além de deixar passar a luz através da forma, interage com o exterior. Simplesmente o máximo!














Este é meu preferido!



E no Living Gourmet de Cintia Queiroz



Também no Loft da Estilista de Anna Maya e Anderson Schussler



E na Suíte Master,  de Luiz Fernando Zanoni e Thais Zimmermann Zanoni



 As encontramos até nas novelas. Observem esta porta no cenário de Sangue Bom.



É tão forte o tema dos elementos vazados que já aparece uma maçaneta italiana com esta proposta. http://www.dndhandles.com/



Para 2014 a moda também fez seus lançamentos: são os tecidos cortados a laser.





As rendas não poderiam ficar de fora.
Bem, esta é mais uma tendência consagrada. 


O trabalho inicial com cobogós de Márcio Kogan fez parte de uma exposição comemorativa na galeria de design contemporâneo Haaz, em Istambul, Turquia, ao lado de obras de mais 17 designers convidados.
A partir de uma pesquisa das tipologias tradicionais dos cobogós cerâmicos, a equipe do Studio mk27 , liderado por Korgan, elegeu três padronagens que foram relidas para se ajustar ao novo material, o mármore. A ideia inicial foi produzir três painéis, um para cada padronagem, mas a verba destinada a cada escritório/arquiteto pela curadoria da exposição permitiu a produção de apenas um.  O trabalho foi apresentado em Istambul (2007) e em Milão (2008) na Fuori Salone, exposição paralela ao Salão do Móvel de Milão. Na cidade italiana, a peça dispensou a moldura e ficou suspensa no teto. E ganhou o glamour que faltava. 


http://www.revestir.com.br/ruth_fingerhut/ruth_fingerhut.html



* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ /*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚ღ* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°


*** If you liked my blog, please follow me via Google Friend Connect (top right), via Bloglovin. ***
*** On Facebook and Twitter. ***

¸. • ° * "~ ~" * ° • .. ¸. • ° * "~ ~" * ° •. ☻ / ღ ˚ •. * ♥ ˚ ˚ ✰ ˚ ˛ ★ *. ღ ˛ °. * ° ♥ ˚ • ★ * ˚. ღ. / * ˛ ˚ ღ • ˚ ˚ ✰ ✰ ˚ ˚ ★ * / \ ˚. * ★ * ˛ ˚ ♥ ✰. ˚ ˚ ღ. * ˛ ˚ ♥. ✰ ˚ ˚ ★ `* ⋎ '✫ ¸. • ° *" ~ ~ "* ° • ✫ ✫ .. ¸. • ° *" ~ ~ "* ° •. ✫ °♕ ♔ ƸӜƷ♥




Novas poltronas e cadeiras primam pelo bom design e se destacam na composição

Cadeiras e poltronas dão personalidade a salas de jantar e de estar, além de dar um ar mais sofisticado a escritórios.  E não é só uma questão estética: os novos modelos apresentados no mercado primam pelo bom design, e sempre acompanhados de conforto e leveza.

Nos lançamentos, tem de tudo: clássicas, modernas, despojadas e até lúdicas. Umas são releituras de peças ícones; outras , as próprias peças ícones reeditadas. E muitas ganham novas cores, até as em couro. Tem até peça inspirada em filmes famosos e em carros famosos. Uma coisa todas têm em comum: alta qualidade e um design muito bem pensado,  que não passa despercebido. E muitas vindas direto do 
Salão de Milão !


As queridinhas de Milão


A Letizia, projetada por Gastone Rinaldi em 1954, passa a compor o portfólio da centenária marca italiana Poltrona Frau. Apresentada no último Salão do Móvel de Milão, a poltrona traduz em suas formas orgânicas o estilo dos anos 1950. Toda sua elegância é retratada em linhas suaves e harmônicas.


A estética e funcionalidade não se separam e são percebidos no assento confortável e acolhedor. Com estrutura em aço moldado, a peça tem enchimento em espuma de poliuretano e cintos elásticos para as molas do assento e do encosto.



Entre as novidades apresentadas pela spHaus no Salão do Móvel de Milão 2013,  está a cadeira Vader, assinada por Nathan Yong. 

Seu design surgiu da inspiração em Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas, fazendo com que o encosto e assento remetam ao ventilador utilizado na máscara negra do personagem.


Com traços leves e delicados, a cadeira Vader é produzida com hastes de aço inoxidável e acabamento fosco nas cores branco, preto, vermelho, cinza antracite, amarelo curry e bronze. Também disponível em cromo polido.


Para uso em ambientes externos e internos, acompanha uma almofada removível de espessura fina, em couro ou tecido.


Ainda na busca pelo design dinâmico, inteligente e bem humorado, a COD seleciona peças de designers brasileiros e apresenta uma nova coleção chamada estúdio|COD, como a  cadeira Bloo.


Com estrutura em fibra, a cadeira tem acabamento em laca colorida,  estofamento em tecido ou couro natural e opção para pés em aço inox. Assinatura de  Marcelo Ligieri.


Sinônimo de requinte, luxo e modernidade o dourado está em alta no universo da decoração. A cor foi destaque no Salão do Móvel de Milão 2013 e está entre as tendências de décor para a temporada. "O dourado veio forte no Salão do Móvel de Milão tanto em móveis quanto em revestimentos, tecido, metais e laca", afirma o arquiteto André Wanderley, do staff da loja de móveis e acessórios Itálica Casa.


Entre as novidades trazidas pela Itálica Casa está a Golden Chair, um dos lançamentos do Salão. Desenvolvida pela designer Nika Zupanc  para a marca holandesa Moooi, a cadeira combina o design simples à opulência do ouro e tem inspiração nos contos de fada. Perfeita para dar um toque mais sofisticado ao ambiente.


Cassina, uma das mais importantes marcas de mobiliário italianas, apresenta a poltrona LC2 no espaço de Fabrizio Rollo, na Casa Cor, mostra de decoração que acontece de 28 de maio a 21 de julho, no Jockey Club de São Paulo.


A poltrona LC2 Villa Church leva a assinatura de nomes como Pierre Jeanneret, Charlotte Perriand e Le Corbusier. Ideal para áreas externas, a poltrona oferece conforto e elegância em qualquer espaço, principalmente devido à estrutura de aço aparente, que contrasta com o revestimento, dividido em dois tons.


Mais um símbolo de requinte e elegância passa a compor o portfólio da Firma Casa, com exclusividade: a Lounge Chair Maserati .


Produzida pela italiana Zanotta , a poltrona tem inspiração no carro Quattroporte, da Maserati, e foi desenhada pela dupla de arquitetos Ludovica  e Roberto Palomba.


Traços elegantes e harmoniosos, assim como os do carro, pontuam esse projeto que traz à tona o requinte dos materiais utilizados e o design de vanguarda  Zanotta. Com base de cromo-níquel em aço inoxidável e revestimento acolchoado com couro Extra99, a poltrona está disponível em edição limitada.


Prefere as peças de desenho clássico?


Para dar um toque de sofisticação e personalidade aos ambientes, vale apostar em cadeiras revestidas em jacquard, como a Valentina, lançamento exclusivo Formato Design.  Uma das fortes tendências em decoração, o jacquard  é um tecido elegante e versátil, que pode ser usado em qualquer ambiente,  independente  da  proposta  escolhida.


Confeccionada em tauri e com espuma densidade 30, a cadeira modelo Valentina, tem encosto e assento revestidos em jacquard com estampa  floral na cor areia e azul.  Este móvel pode ser usado em salas de jantar e estar, quartos e  em cantos de ambientes, como peça única.  Pode ainda, ter a função de uma poltrona de aproximação, ou seja: um móvel pequeno que permite múltiplas opções de aproveitamento, como por exemplo, deslocá-lo da sala de estar para o escritório quando necessário.


A Leather Editions, uma das marcas do Grupo Natuzzi, focada em peças de couro, lançada oficialmente na Europa em 2009, oferece uma vasta gama de sofás e poltronas com diferentes estilos, do clássico ao casual. São estofados desenhados na Itália, produzidos artesanalmente, sob medida, que combinam detalhes de design com a perfeição do trabalho artesanal italiano, proporcionando extremo conforto e elegância para a vida cotidiana. e apresenta novos tons em sua coleção.


Cores fortes e sóbrias caracterizam as novas peças que incluem sofás e poltronas (com dispositivos tecnológicos de mecanismo e áudio opcionais). A marca ainda combina detalhes de design com a elegância italiana para a vida cotidiana.




E para acompanhar...sofás!

Um dos destaques da Coleção Saccaro 2013, a coleção Polo, assinada pelos designers Ana Revello Vazquez e Renato Solio, é elegante e diferenciada. 



Inspirado no esporte que dá nome à peça, que remete ao campo e a liberdade, o sofá Polo traz um acabamento exclusivo em couro. Suas qualidades mais expressivas são o aconchego, conforto e maciez. Sua estrutura em couro configura um verdadeiro contêiner para receber as macias almofadas em pluma e tecidos naturais. E "casa" bem com qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial.




















http://www.revestir.com.br/mobiliario_design/mobiliario_design.html


* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ /*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚ღ* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°


*** If you liked my blog, please follow me via Google Friend Connect (top right), via Bloglovin. ***
*** On Facebook and Twitter. ***

¸. • ° * "~ ~" * ° • .. ¸. • ° * "~ ~" * ° •. ☻ / ღ ˚ •. * ♥ ˚ ˚ ✰ ˚ ˛ ★ *. ღ ˛ °. * ° ♥ ˚ • ★ * ˚. ღ. / * ˛ ˚ ღ • ˚ ˚ ✰ ✰ ˚ ˚ ★ * / \ ˚. * ★ * ˛ ˚ ♥ ✰. ˚ ˚ ღ. * ˛ ˚ ♥. ✰ ˚ ˚ ★ `* ⋎ '✫ ¸. • ° *" ~ ~ "* ° • ✫ ✫ .. ¸. • ° *" ~ ~ "* ° •. ✫ °♕ ♔ ƸӜƷ♥





Roupa de cama ganha nova peça que revoluciona o setor

Na roupa de cama tradicional, a dobra pronta vem anexada ao corpo do sobre lençol, e após uma noite de uso costuma ficar amassada e com seu aspecto visual prejudicado, não se prestando tão bem à decoração. No Cabedal de Cama a dobra pronta ou vira é uma peça independente, com acabamento apropriado e estampas localizadas, feita em tecido dublado, com abas nas laterais trabalhadas em ponto cheio e vivo combinando.
Por ser uma peça independente e desanexada do lençol, à noite você a retira e guarda, retornando ao leito na manhã seguinte. De fácil colocação e ricamente adornada, ela sempre se mantém com ótimo aspecto visual, trazendo mais praticidade e beleza ao dia a dia.


Lugares inesquecíveis
Mas as novidades não param por ai. As estampas trazem por tema a Viagem dos Sonhos  e são alusivas a localidades como Veneza, Paris, Amazônia, Tailândia, Egito Índia. Ainda acompanha o Cabedal de Cama um documentário em DVD gratuito, com 45 minutos, sobre a localidade escolhida, mostrando aspectos culturais e curiosidades a respeito da região.



Sobre o projeto:
O projeto começou em 2009. Marlon Walter de Oliveira, designer,  é o autor intelectual do projeto, criador do conceito da dobra pronta avulsa, do designer das peças, estampas e embalagem, e diretor de arte do clip e dos documentários. Teve suporte técnico de confecção, de captação e edição de vídeo, e de fotografia.

"Esse produto é resultado de um método que orienta as criações que faço, cujo modelo de pesquisa eu mesmo formatei. Batizei de Método Cognitivo Psico - sociológico. Ele funciona como um software, que permite a obtenção de vários resultados para diferentes necessidades", complementa Marlon.











* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ /*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚ღ* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°


*** If you liked my blog, please follow me via Google Friend Connect (top right), via Bloglovin. ***
*** On Facebook and Twitter. ***

¸. • ° * "~ ~" * ° • .. ¸. • ° * "~ ~" * ° •. ☻ / ღ ˚ •. * ♥ ˚ ˚ ✰ ˚ ˛ ★ *. ღ ˛ °. * ° ♥ ˚ • ★ * ˚. ღ. / * ˛ ˚ ღ • ˚ ˚ ✰ ✰ ˚ ˚ ★ * / \ ˚. * ★ * ˛ ˚ ♥ ✰. ˚ ˚ ღ. * ˛ ˚ ♥. ✰ ˚ ˚ ★ `* ⋎ '✫ ¸. • ° *" ~ ~ "* ° • ✫ ✫ .. ¸. • ° *" ~ ~ "* ° •. ✫ °♕ ♔ ƸӜƷ♥



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top