22 fevereiro 2014

O Design de Superfície e seu real valor

O Design de Superfície e seu real valor
Entenda o papel que as superfícies desempenham em nossas vidas.   Por Evelise Anicet (*)

Segundo Flüsser, assistimos a transição do pensamento expresso em linhas para o pensamento expresso em superfícies. Ou seja, desde a invenção da escrita no mundo ocidental, o pensamento é articulado em linhas representando a tridimensionalidade das coisas.
No decorrer dos anos, as linhas vêm se tornando menos importantes para as massas do que as superfícies, que sempre existiram como suporte de comunicação, desde as pinturas rupestres pré-históricas, mas hoje elas adquirem cada vez mais importância no nosso dia-a-dia.

O avanço acelerado de tecnologias digitais, novas mídias, novos suportes e materiais exigem uma estrutura de pensamento radicalmente nova onde o mundo é representado por imagens. Agora o pensamento é imagético e começa a construir conceitos em forma de modelos de superfície (surface models) rumo às mídias tridimensionais.
O homem criou as imagens (imaginação) para que fizessem mediação entre ele e o mundo. Hoje o pensamento imagético incorpora também o conceitual, um novo senso de realidade. O pensamento-em-superfície vem absorvendo o pensamento-em-linha.
Hyposurface, nova mídia.

Hyposurface, nova mídia.

O que é superfície? Podemos pensar que todos os corpos, concretos ou virtuais, possuem superfície, que é o meio que distingue o dentro e o fora de um objeto. Pode ser entendida de forma simplificada como um invólucro, um revestimento.

"As superfícies são objetos ou parte dos objetos em que o comprimento e a largura são medidas significantemente superiores à espessura, apresentando resistência física suficiente para lhes conferir existência. A partir dessa noção, entende-se a superfície como um elemento passível de ser projetado, configurando-se como uma especialidade do design". (Ruthschilling, 2008, p.24)

Nesse contexto percebemos a crescente importância do Design de Superfície, que é uma especialidade do design de inserção profissional e acadêmica que articula fundamentos teóricos, metodologia de projetação e objetivos próprios. Mesmo tendo como veículo de expressão a linguagem visual, diferencia-se dos demais tipos de design com ênfase gráfica (design gráfico, web design, design de informação etc.) por passar mensagens subjetivas e, em certos casos, subliminares, através de desenhos, imagens, estampas, padronagens, texturas visuais e táteis, e relevos. Seu campo de atuação é tão amplo quanto à possibilidade de definição de aspectos que regem a qualidade das superfícies dos objetos, e está alicerçado na noção de revestir. Por exemplo, tecidos revestem corpos, paredes, janelas, estofados etc.; materiais cerâmicos, minerais, metais, madeiras, laminados, sintéticos e compósitos, revestem móveis, ambientes, dentre outros. Enquanto que mídias eletrônicas e projeções luminosas revestem virtualmente corpos com texturas imateriais. 

Dentro de um cenário quase infinito, o design para revestimento ganha hoje força, exige conhecimento, talento e aprimoramento profissional. Por isso é tão urgente que se entenda o papel que as superfícies desempenham na vida humana.

Vestuário flexível impresso tridimensionalmente de Iris van Herpen, de 2013.

Vestuário flexível impresso tridimensionalmente de Iris van Herpen, de 2013.

Bibliografia:
FLÜSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac&naify, 2007.
MANZINI, Enzo. A matéria da Invenção. Centro Português de Design, 1993.
RUTHSCHILLING, EVELISE ANICET. Design de Superficie.Editora da UFRGS, 2008 e 2013.
(*) O curriculo de Evelise Anicet é extenso: possui Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), aperfeiçoamento em Fashion Design pelo The Art Institute of Chicago (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). 
Realiza estágio pós-doutoral no Núcleo de Design e Sustentabilidade na UFPR, onde é professora associada, atuando nos cursos de Artes Visuais e Design, em nível de graduação, e no Mestrado em Design - PGDESIGN-UFRGS. Coordena o Núcleo de Design de Superfície da UFRGS.  
É membro da Surface Design Association, USA, do Conselho Deliberativo do Senai-Moda-RS, membro do Colegiado Setorial de Moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC - MinC. Faz parte do Comitê Científico dos congressos Colóquio de Moda, Congresso Internacional de Moda, P&D Design, CIPED e SBDS.  Evelise é autora do livro Design de Superfície, lançado pela UFRGS Editora.
Contato: eanicet@gmail.com



* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* 。 ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ .ღ /*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚ღ* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°


*** If you liked my blog, please follow me via Google Friend Connect (top right), via Bloglovin. ***
*** On Facebook and Twitter. ***

¸. • ° * "~ ~" * ° • .. ¸. • ° * "~ ~" * ° •. ☻ / ღ ˚ •. * ♥ ˚ ˚ ✰ ˚ ˛ ★ *. ღ ˛ °. * ° ♥ ˚ • ★ * ˚. ღ. / * ˛ ˚ ღ • ˚ ˚ ✰ ✰ ˚ ˚ ★ * / \ ˚. * ★ * ˛ ˚ ♥ ✰. ˚ ˚ ღ. * ˛ ˚ ♥. ✰ ˚ ˚ ★ `* ⋎ '✫ ¸. • ° *" ~ ~ "* ° • ✫ ✫ .. ¸. • ° *" ~ ~ "* ° •. ✫ °♕ ♔ ƸӜƷ♥

13 comentários:

Marcela Gmd disse...

Maravilloso post!!!
Que tengas un bonito día!!!

Besos, desde España, Marcela♥

AndreiaSalim disse...

Gracias por su visita y comentario! Pronto voy a devolver su comentario en su blog.
Besos! <3

Thanks for your visit and comment! Soon I will return your comment to your blog.
Kisses! <3

Sugar Lane disse...

hi!
cool blog!
would you like to follow each other?
Let me know ;)
S

Maria Flicka disse...

Muito bom este post!!!!! Obrigada pela visita e carinho<3

beij♥s

"Saúde & Beleza - Health & Beauty"




La Gata Coqueta disse...



No hay que tener miedo de hacer lo imposible,
aún cuando los demás no piensen
que lo podremos lograr.

Recordemos que la historia está repleta
de logros increíbles alcanzados
por aquellos que fueron lo suficiente decididos,
para creer en sí mismos.

Un abrazo de sencillas flores
Para finalizar la semana
Con aromas de primavera…

Atte.
María Del Carmen


La Gata Coqueta disse...



Si alguna vez tus sueños se derrumban,
busca un poco de luz en tu ventana…
Prométete a ti mism@ un arco iris,
y vuelve a comenzar, cada mañana...

El día de mañana (que debían de ser todos)
está dedicado a todas las mujeres,
que con su manto de amor, trabajo y comprensión
cubren el globo terráqueo de fértiles espigas,
salpicadas por el rocío de la noche
y besadas por el aterciopelado sol del ocaso…

¡¡Con delicada ternura
feliz día para todas las mujeres!!

Atte.
María del Carmen




Madame Daria disse...

So nice and beautifull blog ! Well done. Maybe u wanna follow each other ? if yes just follow me and let me know ! I will do the same as soon as possible :*

Madame Daria disse...

So nice and beautifull blog ! Well done. Maybe u wanna follow each other ? if yes just follow me and let me know ! I will do the same as soon as possible :*

K.I.S.S. disse...

Interesting post, sweety.
Would u like to follow each other

kisses,
http://keepitstylishandsexy.blogspot.co.at/

Unknown disse...

Randomly found your blog and I’d like to say that you have amazing design,
beautiful photos and interesting posts! I’m also impressed by your style! Everything
is perfect!

would you like to follow each other?
will be happy to see you in my blog)

www.dianacloudlet.com

AndreiaSalim disse...

La Gata Coqueta :

Obrigada pela bela mensagem de carinho! Infelizmente não consegui comentar em seu blog. Tenha uma ótima quinta-feira!!!

Madame Daria disse...

thank u for u comment :* Sure, its good idea, i follow u now :*

angieporelmundo disse...

Great post! Follow for follow? Please let me know.

http://www.sibaritismosdeinma.com/

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...