17 julho 2012

Confira como criar um espaço gourmet prático, funcional e de bom gosto em casa


Obrigada pela compreensão de todos, em breve, responderei a todos meus queridos leitores.

Thank you for understanding all soon answer to all my dear readers.



Cada dia mais disseminado, o conceito do ambiente pode ser encontrado nas residências brasileiras sem cerimônia e com sofisticação


Confira como criar um espaço gourmet prático, funcional e de bom gosto em casa Bohn fotografias,Divulgação/Casa&Cia

Espaço gourmet projetado pelo arquiteto Johnny Thomsen une requinte e praticidade para momentos prazerosos
Foto: Bohn fotografias,Divulgação / Casa&Cia

Originalmente, o significado da palavra gourmet diz respeito aos apreciadores de vinho. De origem francesa, o conceito que envolve seu nome é amplo. No Brasil, ele é utilizado para designar uma cozinha ou alimentos que estejam diretamente ligados à "haute cuisine", em português, alta cozinha. Mais do que uma designação, evoca uma cultura intimamente ligada às artes culinárias com base em autenticidade e qualidade.
Mas e dentro de casa? É possível ter um ambiente chamado gourmet dentro com tantas definições envolvidas? A resposta é bem mais simples do que parece: basta espaço disponível e seguir algumas dicas de profissionais especializados, arquitetos e designers de interiores para transformar sua cozinha em uma área social e de convívio, sem deixar de lado o bom gosto.
Para a arquiteta Karine Lima, de São José dos Pinhais, no Paraná, até pouco tempo atrás, a cozinha era considerada um lugar de serviços, sendo mantida bem distante dos demais cômodos. Porém, esta composição da casa mudou e colocou o espaço em evidência. É essencial priorizar a elegância e o conforto, pois será o local onde serão recebidos os convidados.
– Hoje, ao idealizar uma cozinha, já se pensa em deixá-la aos olhos das visitas –  explica a profissional.
Para compor o espaço, é importante observar detalhes que fazem a diferença. Karine alerta quanto à praticidade e funcionalidade. Ela elenca os principais utensílios que devem constar na concepção de um espaço gourmet, sendo o primeiro deles a utilização de uma coifa.
– A coifa evitará que o cheiro se espalhe para os outros ambientes ou fique nas roupas de quem está por perto no momento do preparo dos pratos. Itens básicos, como forno e fogão potentes, são imprescindíveis, já que a ideia é cozinhar e ao mesmo tempo interagir com os amigos, os equipamentos têm de funcionar perfeitamente – diz.

Do arquiteto Luiz Sentinger, amplo espaço gourmet permite agradável encontro de amigos à beira do cooktop. Foto: Bohn fotografias, Divulgação
Demais equipamentos, como forno à lenha, churrasqueira e forno de pizza podem ser acoplados, dependendo do tamanho do espaço disponível. Em relação às torneiras, a profissional indica as com bica alta e mangueiras que se projetam, facilitando a limpeza. Quanto aos móveis, o ideal é que sejam planejados e inteligentes, permitindo rápido acesso aos utensílios e mobilidade na execução das tarefas.
Outro elemento que deve ser pensado com cuidado é a iluminação. De acordo com Karine, a luz deve incidir, principalmente, em cima das bancadas onde serão preparados os alimentos. Vale lembrar que uma iluminação bem elaborada faz parte do toque final da decoração de qualquer ambiente, frisa.
Alguns objetos podem ser utilizados com fim decorativo ou funcionais, dependendo da necessidade de cada um. Karine cita as barras com imã para prender facas ou o varão para pendurar escumadeiras, conchas, entre outros, como exemplo. Elas proporcionam fácil acesso e agilidade na hora de cozinhar.
Quanto à metragem do ambiente, Karine não considera um número mínimo para viabilizar a execução de um projeto. No caso das ilhas, que costumam ocupar o espaço central da cozinha, o recomendado é deixar 80cm de área livre ao redor.
– Se a mesa estiver incluída, o ideal é deixar 1,40 m, já que uma pessoa sentada ocupa cerca de 60 cm – alerta.
A arquiteta alerta quanto a alguns cuidados que devem ser tomados, como não deixar a geladeira próxima da churrasqueira (que pode ter o funcionamento danificado pelo calor), assim como separar as áreas secas, molhadas e de cocção.
Por ser considerado um ambiente de lazer e informal, a liberdade na decoração é o que define a linha dos projetos para espaços gourmet.
– Existem muitas opções, desde as mais rústicas, com madeira, cores fortes e tijolos para revestir a churrasqueira, como também as mais clássicas. Atualmente, uma forte tendência é o high tech, conseguido com a utilização de peças em aço inox – reforça.

* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***
***No Facebook e no Twitter.***

¸.•°*”˜˜”*°• ..¸.•°*”˜˜”*°•.☻/ღ˚ •* ♥ ˚ ˚✰˚ ˛★* ღ˛° * °♥ ˚ • ★ *˚ ./*˛˚ღ •˚ ˚ ✰✰˚* ˚ ★/ \ ˚. ★ *˛ ˚♥* ✰˚ ˚* ˛˚ ♥ 。✰˚* ˚ ★`⋎´✫¸.•°*”˜˜”*°•✫..✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫°

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top