03 maio 2011

VIDA E OBRA

Voltaire Schilling

Voltaire Schilling nasceu em Porto Alegre, em 1944. Leciona História há mais de 30 anos em diversas instituições de ensino. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A revolução chinesa: colonialismo, maoísmo, revisionismo (1984), O nazismo: breve história ilustrada (1988), Momentos da história: a função da história na conjuntura social (1988), Estados Unidos versus América Latina: as etapas da dominação (1991), Tempos da História (1995), O conflito das idéias (1999). É colaborador e colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre.

OCIDENTE X ISLÃ

Do rapto da princesa grega Io por mercadores fenícios aos atentados de 11 de setembro de 2002. Das cruzadas cristãs em território mouro a partir do século XI às modernas aventuras colonialistas européias. Da invasão do Egito por Napoleão, em 1798, ao massacre francês da Argélia inssurrecta da descolonização. Da bíblica torre de Babel às atuais disputas árabes-israelenses, este livro aborda todos os acontecimentos importantes na história dos conflitos entre o Ocidente e o Oriente Médio.

Trazendo à luz informações raras, Voltaire Schilling percorre a linha de tempo desde épocas imemoriais, das quais tudo que se tem é o registro da mitologia, passando pelo surgimento e expansão do judaísmo, do catolicismo e do islamismo – as três religiões que desde o berço agitaram a geopolítica mundial –, até chegar nos últimos desdobramentos do mais moderno capítulo dessa história de discórdia e guerras: o petróleo em tempos de Ford e GM.

Nenhum comentário:

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...