20 novembro 2011

Autoestima molda imagem corporal de jovens brasileiras | Comportamento - bem-estar


Autoestima molda imagem corporal de jovens brasileiras

Estudo desenvolvido pela Unicamp foi baseado em respostas de 127 adolescentes

A busca pelo corpo perfeito, acompanhada de dietas rigorosas, é exigência de muitas adolescentes hoje em dia. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (FEA), a imagem corporal das jovens está associada à autoestima. O estudo liderado pela engenheira de alimentos Jane Palermo teve como base respostas de 127 meninas do Colégio da Unicamp (Cotuca).

— Não dá para estabelecer um padrão de satisfação ou insatisfação pelo peso. Depende muito da autoestima da pessoa — afirma Jane.

Ela observou que, dentro dos padrões de medidas estabelecidos, as meninas se consideram bastante satisfeitas. Mesmo entre as adolescentes com Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado — consideradas em sobrepeso — há aquelas que gostam do seu corpo. O mesmo ocorreu entre as "magrinhas": enquanto algumas estão satisfeitas, outras estão descontentes com a aparência.

A influência dos pais sobre as filhas também pode ser observada em muitas respostas, garante a engenheira.

— Muitas responderam que os pais "pegam no pé", dizendo que estão gordinhas, que precisam perder peso e se alimentar direito — afirma.

A não-aceitação da sociedade, principalmente na hora de arrumar um emprego, foi um dos pontos levantados pela pesquisa.

— Elas acreditam que para conseguir um bom emprego precisam ser bonitas e ter boa aparência — acentua a profissional.

Em contrapartida, o estudo mostrou que muitas meninas se consideram aceitas do jeito que são em função da personalidade.

— Estas já acreditam que, por serem bem-humoradas e participativas, o corpo não interfere — acrescenta.

Segundo a engenheira, as adolescentes acreditam que podem atingir um "corpo perfeito" seguindo dietas rigorosas propostas pela mídia. Mas o importante não é só ter um corpo bonito. Jane acredita que roupas da moda e cabelos perfeitos também fazem parte deste perfil ideal de beleza.

— O que importa é a aparência. Isso é muito importante para elas — enfatiza.

BEM-ESTAR

Stock Photos / Divulgação

Meninas recorrem a dietas rigorosas para conquistar o "corpo perfeito"
Foto: Stock Photos / Divulgação

Nenhum comentário:

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...