16 agosto 2011

Cursos de etiqueta social ensinam meninas a vestir-se, portar-se à mesa e receber visitas | Comportamento - Donna

Cursos de etiqueta social ensinam meninas a vestir-se, portar-se à mesa e receber visitas | Comportamento - Donna

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,3449000,Cursos-de-etiqueta-social-ensinam-meninas-a-vestir-se-portar-se-a-mesa-e-receber-visitas.html
Walt Disney / Divulgação


16/08/2011 06h10min

Cursos de etiqueta social ensinam meninas a vestir-se, portar-se à mesa e receber visitas

As aulas são voltadas para jovens entre 10 e 17 anos

Há algum tempo, toda boa menina era obrigada a fazer um curso de etiqueta. Aprender a se portar em festas e visitas, cumprimentar amigos e desconhecidos, saber usar todos os talheres em um jantar formal e se mover com graça e feminilidade eram indispensáveis a qualquer moça de família. Mas as aulas, outrora imprescindíveis, perderam um pouco do glamour. De uns tempos para cá, no entanto, a etiqueta está voltando e conquistando mocinhas cada vez mais novas. Para satisfazer os interesses desse novo público, as boas maneiras foram associadas a dicas de moda e estilo.

— São coisas que toda menina deve saber — adianta Anna Paula Ramalho, diretora de uma escola que oferece cursos de moda e comportamento.

Desse acervo de informações, constam, naturalmente, etiqueta e boas maneiras. Tudo começa com um faz de conta. Na brincadeira, meninas de 10 a 17 anos simulam uma visita. Aprendem a se comportar como convidadas e anfitriãs. A professora observa e corrige o que está errado. Normalmente, a postura e os cumprimentos.

— Ensinamos que, quando a garota vai visitar uma amiga, tem de cumprimentar a mãe e não pode sair sem agradecer. Hoje em dia, as adolescentes entram em casa sem dar bom-dia nem boa-tarde, elas só entram e saem — lembra a professora de etiqueta Sílvia Seabra.

À mesa, a conversa é outra. Dispor corretamente os talheres e saber usá-los. Pousar o guardanapo no colo. Saber se comportar mesmo num restaurante self-service. Ou ainda: como pedir licença para ir ao banheiro.

Acho interessante, até por que, boas maneiras, atualmente... Esta faltando, não só da parte dos adolescentes, mas dos adultos também. Será algo a mais, isso se tratando de uma carreira profissional e nas relações interpessoais e pessoais.

Nenhum comentário:

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...