24 novembro 2011

Fotos: a tradição comercial do Thanksgiving x Brasil

Fotos: a tradição comercial do Dia de Ação de Graças x Brasil



O costume de comemorar o Dia de Ação de Graças toma cada vez mais corpo no Brasil, que passou a importar, também, algumas tradições comerciais, como a do "Black Friday", sexta-feira preta, em inglês — a megaliquidação norte-americana.

Os varejistas tanto os de lá, como os daqui, aproveitam a data para limpar os estoques que ficaram encalhados nos meses anteriores e renová-los para a grande safra do final do ano.

Segundo a agência AFP, a própria megaliquidação, nos Estados Unidos, contará, certamente, com a presença de mais brasileiros que, tradicionalmente, vão para lá para fazer compras.

Nesse período do ano, por exemplo, boa parte passou a viajar só para comprar — um movimento que reflete a supervalorização do real e o aumento interno de preços.

Para se ter uma ideia, os gastos dos brasileiros, nos Estados Unidos, registraram um crescimento de 250%, desde 2003, só perdendo para as despesas feitas por turistas chineses e britânicos, segundo um levantamento do próprio Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a que teve acesso o jornal Folha de São Paulo.

Assim, em média, cada turista brasileiro gasta, em compras, quase 6 mil dólares na América.

Mas não é só de viagens que vivem os nossos consumidores.

Os que podem gastar, aproveitando, ao mesmo tempo, os bons preços, têm à disposição, no Brasil, um grande dia de promoções.

Este ano, por exemplo, o hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar, vai se antecipar ao concorrente americano Walmart e será a primeira grande rede do País a aderir ao evento de marketing representado pela "Black Friday".

O grupo espera levar uma multidão a seus supermercados, pelo que promete descontos de até 70% em seus preços. O Extra vai abrir nesta sexta-feira, às 4 horas da manhã e fechar à meia-noite, antecipando as vendas de Natal e chamando o consumidor, antes de ele gastar com os concorrentes, endividando-se.

O evento será acompanhado de uma forte campanha na mídia, com comerciais de um minuto no horário nobre da televisão.

A rede também promete conceder condições satisfatórias de crédito, como o primeiro pagamento em fevereiro e a ampliação do limite nos cartões Extra, que pode chegar até a 100%.

No Brasil, a "Black Friday" foi realizada pela primeira vez em 2010, por iniciativa do comércio eletrônico, liderado pelo site Busca Desconto, que vai repetir a versão on-line do evento nesta sexta, com uma estrutra bem maior que a do ano passado.

Um esquema montado pela empresa permitirá 10 mil acessos por segundo, com possibilidade de ser ampliado, se necessário.

Ano passado, a liquidação foi considerada excepcional, contando com a participação de cerca de 25 operações de comércio eletrônico, mesmo sem propaganda ou tradição. Cerca de 60 mil consumidores se cadastraram, movimentando 3 milhões de reais.

Enfim, esta tradição americana do século XXI provavelmente faria revirar no túmulo os Pais Peregrinos britânicos, que, em 1621, celebraram a primeira cerimônia ação de graças junto aos índios Wampanoags para agradecer a Deus por suas conquistas.

A história começou com o navio "Mayflower", que deixou a Inglaterra, em 1620, levando a bordo muitas famílias de puritanos; para fuginr da perseguição religiosa, procuravam uma terra de liberdade. Ao chegarem ao continente americano, fundaram as treze colônias, que se tornaram, ao mesmo tempo, a semente e a raiz dos Estados Unidos da América do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil mas, no outono, foram abençoados com uma colheita abundante. Agradecidos, reuniram os melhores frutos, e celebraram pela primeira vez uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nasceu o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, uma vez, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, disse que queria ver toda a humanidade unida, num mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus.

No governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou a Lei, instituindo o Dia Nacional de Ação de Graças que não na última, mas na última quinta-feira do mês de novembro, para coincidir com a celebração em outros países.

http://wp.clicrbs.com.br/n9ve/2011/11/24/fotos-a-tradicao-comercial-do-thanksgiving-x-brasil/?topo=13,1,1,,18,13





* * * Se você gostou do meu blog, por favor, siga-me via Google Friend Connect (canto superior direito) , via Bloglovin.***


Nenhum comentário:

Feliz Páscoa!!

Olá seguidores! Hoje vou falar de moda, como me visto e como lido com as tendências. Sempre gostei de ver tudo sobre moda, as tendências...